quinta-feira, 16 de junho de 2011

Circuito SESC de Artes 2011

No dia 17 de junho, Santana de Parnaíba será palco de um evento realizado pelo SESC-SP, o Circuito de Artes 2011. O evento, que acontece na Praça XIV de Novembro, no Centro Histórico, das 15h às 20h, conta com o apoio da Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo.
Música, teatro, circo, artes visuais e outros tipos de atrações, vindas de vários estados do país, podem ser conferidos pelo público da cidade. Confira abaixo a programação completa.
15h - Artes Visuais - Câmera Ambulante Rogério Nagaoka (SP) - A proposta pretende mostrar ao público a importância das práticas artísticas. Traz duas oficinas lúdicas que remetem à fotografia e ao desenho: Câmera Ambulante e Cabeças ao Cubo, convidando os participantes para a construção de câmeras obscuras e pinhole de caixinha de fósforo (espécie de máquina fotográfica artesanal, sem lentes, em que a imagem é captada diretamente no papel fotográfico). O objetivo é envolver os participantes e expandir suas relações com as técnicas, procedimentos e conceitos de arte.
15h - Artes Visuais - Jogo Acervo SESC de Arte Brasileira - Com o objetivo de aproximar o público do universo artístico, uma brincadeira de cartas com imagens de obras do acervo do SESC propõe reflexões relacionadas à arte de forma geral. Em sua segunda edição, o jogo criado especialmente para o Circuito SESC de Artes 2011 apresenta a coleção BRESSONIANAS, formada pelos fotógrafos brasileiros Carlos Moreira, Cristiano Mascaro, Flávio Damm, Juan Esteves, Marcelo Buainain, Orlando Azevedo e Tuca Vieira, que têm em suas obras a influência do fotógrafo francês Henri Cartier-Bresson.
15h - Performance: É Crédito ou Débito? - Vários artistas (BR) - Intervenções em que artistas e público negociam a troca, compra e/ou venda de conversas, gestos, textos ou objetos simbólicos, discutindo questões sobre a sociedade de consumo e o mercado da arte.                                
- Café por leitura, Ana Kalaydjian - Hábil na leitura da borra de café, a artista trocará suas leituras com pessoas que manifestarem interesse em cantar, dançar, dar aula de yoga, declamar poemas, entre outras atividades.
- De Cor, Luciano Mariussi - A ação consiste em oferecer aos participantes a possibilidade de ganhar R$ 2,00. Para tal o mesmo deverá decorar textos sobre arte e deixar ser gravado dizendo o texto para a câmera. A tarefa é supervisionada por um funcionário que efetua o pagamento aos que conseguirem dizer o texto sem erros.
- Ilusões, Nazareno - O público é convidado a comprar por preços distintos (não ultrapassando o valor de R$ 1,99) uma lata, similar a um produto industrializado, com um rótulo escrito o nome do produto (ilusões), validade, instruções de conservação e peso.
15h30 – Circo: Uma Surpresa para Benedita Grupo Trampulim (MG) - Este espetáculo oferece uma leitura contemporânea da linguagem circense, sem perder a força e a simplicidade do circo tradicional. Com números clássicos de palhaço, jogos musicais e um repertório bem eclético, os palhaços Sabonete e Benedita usam a música como principal elemento para interagir com o público, e juntos formam uma grande e divertida orquestra musical.
16h30 – Literatura: Canto a Canto Cia Teatral As Graças (SP) - Poesias e canções são sorteadas em uma caixinha e oferecidas ao público como um delicado presente nessa intervenção teatral. Criada em 1995, a Cia Teatral As Graças trabalha com espetáculos adultos e infantis.
17h – Dança: O Corpo é a Mídia da Dança Vanilton Lakka (MG) - O projeto investiga a criação, a análise e a composição dos movimentos do corpo em diferentes mídias como o telefone, a internet e o flip book. A dança é realizada em vários suportes e formatos, para que o público conheça e questione novas possibilidades. O artista Vanilton Lakka apresenta pontos de contato entre a dança de rua e contemporânea.
18h – Teatro: Negrinho do Pastoreio Grupo Oigalê (RS) - A peça conta a história do lendário Negrinho do Pastoreio, escravo que é culpado pela perda de uma corrida de cavalos em que o seu senhor havia apostado muito dinheiro. Ele é cruelmente torturado até a morte e jogado em um formigueiro. Resgatado por Nossa Senhora, é conhecido desde então como protetor de quem tenha perdido algo. Para que ele ajude a encontrar, basta acender um toco de vela. Diz a lenda que, se ele não achar, ninguém mais acha.
19h – Artemídia: Caixa Prego Embolex (SP) - Performance ao vivo do coletivo paulistano que passa pelas 14 cidades do roteiro captando conteúdo audiovisual para mixar com trechos pré-produzidos, criando apresentações que são sempre únicas. O objetivo é compor performances  que se apropriam da cultura do remix e do sampling (recortes de trechos audiovisuais pré-existentes), misturando diversos registros de viagens consideradas inesquecíveis, incluindo o próprio percurso do coletivo no Circuito SESC de Artes 2011.
19h – Especial: Video-repórter - Com a missão de descobrir quais são os hábitos culturais dos moradores da cidade por onde passa, um vídeo-repórter faz rápidas entrevistas sobre quais são as opções de cultura, lazer e entretenimento da cidade. Ao final do dia, esse material é apresentado no telão do palco, mostrando ao público as respostas registradas.
20h – Música: Orquestra Contemporânea de Olinda (PE) - Uma das bandas mais respeitáveis do estado do Pernambuco, a Orquestra Contemporânea de Olinda possui um trabalho que reflete as experimentações de uma produção musical que, desde os anos 90, mostra sua efervescência com o movimento Mangue Beat. O grupo relê sonoridades locais como o frevo, maracatu, coco e baião, combinados com grooves latinos, afro beats e ritmos eletrônicos. A riqueza de seu trabalho está presente desde a formação pouco habitual, que une baixo, guitarra e bateria com flauta, trombone, tuba e outros instrumentos extraídos das orquestras de frevo tradicionais, passando pelos arranjos diferenciados, carregados de sotaques, e constrói uma identidade própria e bem definida.

Para maiores informações acesse:  www.guiaparnaiba.com.br

0 comentários:

Postar um comentário